Simbolismo da Tocha Olímpica

A chama olímpica é um dos símbolos dos Jogos Olímpicos e evoca a lenda de Prometeu que teria roubado o fogo de Zeus para o entregar aos mortais. Durante a celebração dos Jogos Olímpicos Antigos, em Olímpia, mantinha-se aceso um fogo que ardia enquanto duravam as competições.

O fogo olímpico representa os ideais éticos universais como fraternidade, bondade, beleza e justiça. Virtudes primordiais para o desenvolvimento dos seres humanos, o que nos torna capazes de fazer um mundo melhor para todos. 

O símbolo da transmissão do fogo de um ser humano a outro, representa em essência a transmissão do conhecimento (o qual nunca irá se apagar), sendo esse o verdadeiro sentido do espírito olímpico.

“Os objetivos da Educação Olímpica são proteger e promover os interesses comuns da sociedade humana, tais como paz, amizade e progresso. Seu conteúdo pedagógico inclui os valores humanistas que são universalmente aceitos pela sociedade humana, como, por exemplo, a busca pela excelência, o fair play, justiça, respeito.”
REN, Olympic Studies Reader Volume I.

Assista a palestra “O Mito de Prometeu e o Despertar da Humanidade” no nosso canal do youtube:

Rolar para cima