Lawrence Alma-Tadema (1836-1912) foi pintor e desenhista neoclássico vitoriano e revivalista clássico olímpico.
Esse é um quadro que representa a vida de Lawrence.
No ano de 1874 Alma-Tadema teve de se mudar em função de um canal que explodiu em Londres e destruiu o ambiente de sua casa. Esse foi um momento triste para ele que tinha recém terminado de construir sua casa.
Esse quadro representa a volta da família ao lar no qual o autor retratou em um jardim romano habitado pelos membros da sua própria família.
Vemos no quadro sua esposa, sua filha, a babá da família e sua irmã.
Atrás de sua esposa e filha vemos o santuário doméstico com uma pequena lâmpada acesa.
Além da luz italiana e as colunas de estilos pompeianos, a precisão das flores e plantas do jardim impressionam pela precisão e exatidão.
A mensagem desse quadro é bem parecida com o que era o lema que estava no ateliê dele: “Assim como o sol colore as flores, a Arte colore a Vida.”
“A beleza como uma expressão da ordem e expressão da harmonia que a gente encontra em vários momentos da vida e que nós podemos encontrar no nosso cotidiano.
O Ser Humano se identifica com esses elementos independente da época e lugar: a beleza seja ela fruto natureza ou do trabalho humano (que é de certa forma uma reinterpretação dessa mesma natureza que lhe é intrínseca) é um verdadeiro lar para a consciência que retorna ao seu próprio centro e se renova.”
Trecho da palestra proferida por Juliana Limeira, pintora e professora voluntária de Nova Acrópole.
Assista no nosso canal do youtube a palestra “Vida e obra de Alma-Tadema. Apreciação com a prof. Juliana Limeira de Nova Acrópole”