• topo branco marmore

32 anos promovendo cultura, filosofia e voluntariado. A Nova Acrópole do Brasil comemorou seu aniversário nas 60 cidades aonde está presente na atualidade. Em Brasília, seu diretor Luis Carlos Marques Fonseca abriu o evento com um brinde e recordando os início e o seu fundador, o Prof. Michel Echenique, que sonhou com a filosofia como elemento de formação humana e de construção de uma sociedade mais justa e bela.

32anosoinab 1

32anosoinab 2

32anosoinab 3

Tema: "Convivência: como somar num mundo em conflito"

A UNESCO instituiu o Dia Mundial da Filosofia em 2005 por acreditar no valor da filosofia para o desenvolvimento do pensamento humano em cada cultura e cada indivíduo, sustentando que o pensamento crítico ajuda a dar sentido à vida e às ações realizadas no contexto internacional.

Desde esta data, a Organização Internacional Nova Acrópole celebra o Dia Mundial da Filosofia nos mais de 50 países em que atua por meio da promoção de debates, palestras, exposições, painéis e eventos diversos. Esta celebração é sempre feita com a participação e apoio de diversas instituições, como Universidades, Associações e Organismos internacionais. No Brasil, a data também é celebrada por Nova Acrópole desde sua criação, em 80 sedes do País, sempre com uma temática central, que é debatida em palestras e exposições. Em 2016, o tema será "Convivência: Como somar num mundo em conflito?" e o evento receberá mais uma vez o apoio da UNESCO, com a realização de um concurso e exposição de fotografias, lançamento de livro, painel de debates, palestra e apresentações artísticas.

Sobre o tema

Sob esta temática, vamos explorar o importante papel das relações humanas e do respeito entre diferentes culturas, povos e crenças para apoiar o desenvolvimento social, político e econômico. Essencialmente, o desenvolvimento se baseia na promoção da pessoa humana e do seu conjunto de relações consigo mesma e a sociedade onde vive. São laços de confiança e respeito, empatia e ajuda mútua que permitem que as pessoas se unam em torno de projetos comuns que gerem civilidade e desenvolvimento em todos os campos.

É na riqueza de trocas entre as pessoas que as ideias surgem, novos projetos nascem e é possível fazer a sociedade avançar em termos de conhecimento e progresso científico e tecnológico. O sectarismo e isolamento geram guetos e conflito que atrapalham o desenvolvimento das instituições.

Vivemos um momento contraditório em que muito nos comunicamos e ao mesmo tempo, temos crescentes problemas de depressão e sociopatia. São superficiais as relações. Quando as pessoas sabem se relacionar, geram mais vida e criatividade e conseguem crescer e promover o desenvolvimento comum em todos os níveis.

 

Informações:

 

Para consultar a programação da escola mais próxima e saber como será o Dia da Filosofia na sua cidade, clique aqui.

Quer ver como foi o evento em 2015? Clique aqui.

Pagina 1 de 10

Anuário Nacional 2017

Confira as atividades da Nova Acrópole no Brasil!

Anuario-BRASIL-2017-mini

Anuário Internacional 2016

As atividades de Nova Acrópole no mundo, confira!

Anuario-OINA-2016-mini

Livraria Virtual

     

      Livraria Virtual Giordano Bruno

 Livros, revistas, ... confira nossas promoções!